quarta-feira, 16 de junho de 2010

Hrvatska

O leste europeu passou por muitas mudanças sócio-político-econômicas nas últimas décadas. Desde a guerra fria, conflitos foram iniciados, territórios foram divididos, povos foram expulsos de certas regiões gerando milhões de refugiados nos zonas de fronteiras e muitos mortos. Ditadores foram depostos e outros subiram ao poder, regimes socialistas ruíram e novas ordens foram estabelecidas. Até pouco tempo o clima de tensão ainda estava presente em certas regiões.

Na antiga Iugoslávia não foi diferente. Os antigos domínios de Josip Tito foram repartidos em diversos países desde o início da década de 90 até recentemente, sendo Montenegro o estado mais recente, criado após um plebiscito em 2006, quando se separou da Sérvia, país do Petkovic. Aprenda história e geografia assistindo futebol... a Sérvia joga contra a Alemanha dia 18!

Pobres das crianças que ainda estão na escola, devem pensar que esses países são como uns Pokemons, quando você pensa que decorou todos, aparece mais um monte para confundir tudo.

Uma das primeiras repúblicas formadas com a dissolução da Iugoslávia foi a Croácia, criada em 1991. Até bem pouco tempo tudo que sabia sobre o país era que jogou muito bem a copa de 98 com um uniforme xadrez vermelho e branco. Só.

Há mais ou menos um mês, após um anúncio na estação do metrô, a Croácia passou a significar também uma opção de férias muito, muito baratas. Sempre fiel à filosofia low cost. Uma semana depois de partir, cá estou. E minhas opiniões sobre a Croácia?? Não cabem nessas linhas, nem em fotos.








ALGUNS DADOS

- Capital: Zagreb

- População: 4,4 milhões

- Língua: Croata

- Moeda: Kuna (1kn=R$ 0.30)

- Praias: muito bonitas mas um pouco frias e com pedras, nada de areia

- Garotas: 2,2 milhões. Lindas, gentis mas tímidas e fortemente atraídas por brasileiros ;)

- Economia: serviços e principalmente, turismo. O parque Plitvička com seus lagos cristalinos e cachoeiras exuberantes é a atração princial, além das centenas de quilômetros de costa com belas praias e ilhas pouco habitadas.

- Religião predominante: catolicismo (88% da população)

- Melhor cerveja: Ožujsko ou žuja para os íntimos


CURIOSIDADES

- O “ž” tem som de “j”, “j” tem som de “i” e “č” tem som de “s” carioca. Esssscroto né?

- Não use sunga amarela na Croácia

- Ao planejar a independência do país, alguns líderes jogavam xadrez, por isso o escudo ao centro da bandeira tem aquele desenho. Os cinco símbolos no topa do escudo simbolizam as maiores cidades que se uniram para a formação do país.

- É proibido tomar banho nos lagos de Plitvička =[

- Eles correm “risco de extinção”. Muitos croatas emigram para outros países da Europa à procura de melhores condições de vida além disso, os que ficam parecem não dar conta da “continuidade”da população, a taxa de fecundidade é de menos de dois filhos por mulher.

“Estamos tão sozinhas, alguém se habilita?”


2 comentários:

marleusa disse...

Parabéns pelo texto, pude perceber como vc mesmo falou, que minhas aulas de geografia precisam de atualização rsrsrrs.

Anônimo disse...

eu não me habilito, elas são pretas!